Páginas

sábado, 27 de setembro de 2014

Família x Parentes




Confesso que tenho dificuldade nesta relação Família x Parentes. Causo estranheza nas pessoas por ser tão "fria, distante" segundo os meus, mas existe uma lei famosa: a da ação e reação, eu apenas reajo de acordo com as ações, ou melhor, de algumas não ações das pessoas deste círculo.

Há vários fatores que influenciam nessa distância, muitas vezes a começar literalmente pelo geográfico;  ou  apenas um lado busca contato; ou que tipo de pessoa você significa para o outro (o que pensam de você); ou as vezes somente falta de tempo, talvez você mesmo se distancie sem se dar conta, achando que "amanhã" eu vou, falo, faço... ou simplesmente você não se sente da família por terem conceitos e modo de viver tão divergentes. Nossa! Poderia discorrer sobre muitos possíveis motivos do distanciamento.

Embora no dicionário possamos encontrar várias definições para esse dois termos, eu prefiro:

Família: (Michaelis) "4 fig Grupo de pessoas unidas por convicções, interesses ou origens comuns."

Parente: (Michaelis) "P. consanguíneo: parente do mesmo sangue."

Pois considero família laços de carinho, compreensão, ajuda mútua, mesmos interesses, contatos imediatos, ou seja, pessoas com quem podemos contar a qualquer momento, e esse qualquer momento não significa apenas o momento financeiro, este, motivo de muitas desavenças na "família", Da família pode fazer parte qualquer um que esteja qualificado, pode ser um amigo, vizinho, parente, alguém que te aceite do jeito que você é e, não apenas por conveniência.

Agora, os parentes...nem todos são da família, apenas laços de sangue, a maioria distante, espero que ao menos em uma necessidade biológica, possamos contar com esses parentes.

Não podemos esquecer que a verdadeira família é a base de tudo, porque dela é que vem todos os princípios que poderão conduzir nossas vidas. Nós somos responsáveis pela educação de nossos descendentes, uma vez que somos seus espelhos, se os iniciarmos em um lar decente, com muito respeito, amor, honestidade, dificilmente serão pessoas egoístas, más, interesseiras, mas pelo contrário, plantando uma sementinha do bem, nunca iremos nos arrepender, apenas olhar para trás e dizer: Eu consegui; eu sou feliz; eu fiz tudo que estava ao meu alcance; minha família é completa e feliz, não falta ninguém aqui!

Obviamente que existem as exceções, nem tudo, mesmo em uma família quase perfeita, as coisas saem do jeito que foi planejado, pode ser que tudo tenha sido feito da maneira mais correta possível, e a família não conseguir se manter. Assim com pode ter sido feito tudo errado e alguns membros desta "família" conseguirem constituir uma família verdadeira, tudo realmente depende de nós.

Não me levem a mal, é o meu ponto de vista, é como eu vejo esta relação Família x Parentes, afinal cada um tem a família que merece, simplesmente é só conquistá-la, ver o outro como ele realmente é, dar lhe uma chance de fazer parte da sua família, mas meu amigo se não fizer por merecer, até breve!


2 comentários:

  1. Olá Gilmara

    Família é fundamental, é o norte e o porto.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Realmente, família é complicado!

    Alessandra Renata

    ResponderExcluir