Páginas

terça-feira, 16 de setembro de 2014

"Neguinho"

Há uns dois anos mais ou menos, assistindo Altas Horas, aliás, um programa que deveria ir ao ar bem mais cedo, assim como o Programa do Jô e outros tantos, mas como para a mídia não há retorno e para uma parcela bem grande da população (os neguinhos) sejam bem desinteressante por não mostrarem ou ostentarem (palavra da moda) bundas, peitos, pseudomúsicas e oba-obas, que são coisas que "neguinho" gosta, acabam sendo vistos e absorvidos pela pequena parcela que ainda prestigia e curte um bom papo, uma boa música, pessoas que falam com uma desenvoltura e conhecimento sobre vários assuntos abordados e também falando um português decente, onde podemos ver o quanto é bonito falar corretamente, ter várias visões construtivas. 

Bom, voltando ao que eu ia comentar no início: nesse programa estava Caetano Veloso e Gal Costa falando sobre um novo trabalho juntos e cantaram a música "Neguinho", fiquei encantada com a letra, uma crítica social contundente que retrata de forma clara a situação que "neguinho" enfrenta diariamente em nosso país, e isso tudo não é culpa só de "neguinho" não, apenas decorrência da confiança que "neguinho" deposita naquele que elege para representá-lo. Aquele que, desde que me conheço por cidadã (quando comecei a votar) promete Educação, entre outras coisas, que um País só se desenvolve com uma Educação - termo tão abrangente, por essa razão foi o escolhido - de qualidade, pois bem hoje tenho 40 anos, e penso que tudo só piora a cada dia.

Como "neguinho" vai pensar em outras coisas que não sejam diversão, aquisição de coisas fúteis e da moda, "neguinho" nem para a escola vai direito, como "neguinho" vai se interessar em estudar com a precariedade da escola em todos os sentidos, desde a estrutura física aos professores. A escola tem que ser um lugar bonito, agradável, limpo, organizado para começar, não venham dizer que isso não é relevante, é sim, você gostaria de permanecer num lugar todo quebrado, sujo, nojento, fico horrorizada quando vejo reportagens de como está a situação das escolas públicas. E isso cabe de cima para baixo até chegar nos professores tem muita sujeira para limpar. E também não adianta tentar achar um culpado, todos somos, afinal "NEGUINHO QUE EU FALO É NÓS".

Abaixo a letra da Música Neguinho, leiam, analisem, e se possível a ouçam, pois na voz de Gal Costa torna-se real!



Neguinho não lê, neguinho não vê, não crê, pra quê?

Neguinho nem quer saber
O que afinal define a vida de neguinho
Neguinho compra o jornal, neguinho fura o sinal
Nem bem nem mal, prazer
Votou, chorou, gozou: o que importa, neguinho?
Rei, rei, neguinho rei
Sim, sei, neguinho
Rei, rei, neguinho é rei
Sei não, neguinho
Se nego acha que é difícil, fácil, tocar bem esse país
Só pensa em se dar bem - neguinho também se acha
Neguinho compra 3 TVs de plasma, um carro, um GPS
E acha que é feliz
Neguinho também só quer saber de filme em shopping
Rei, rei, neguinho rei
Sim, sei, neguinho
Rei, rei, neguinho é rei
Sei não, neguinho
Se o mar do Rio tá gelado
Só se vê neguinho entrar e sair correndo azul
Já na Bahia nego fica den'dum útero
Neguinho vai pra Europa, States, Disney
E volta cheio de si
Neguinho cata lixo no Jardim Gramacho
Neguinho quer justiça e harmonia
Para se possível todo mundo
Mas a neurose de neguinho vem e estraga tudo
Nego abre banco, igreja, sauna, escola
Nego abre os braços e a voz
Talvez seja sua vez:
Neguinho que eu falo é nós

Todos sabemos que a Educação é a principal base para a mudança, então por que não saímos do saber e entramos na área da execução!?

Um comentário:

  1. GILMARA VARELA,

    nota mil para esta postagem!!!

    E foi um negócio único em minha vida, pois ,enquanto lia o seu texto e depois escutava a lindíssima música da Gal Costa, um outro tema não me saía da cabeça e, só que, ao invés de Neguinho o personagem era um pedreiro,

    A letra:

    Tá vendo aquele edifício moço? / Ajudei a levantar / Foi um tempo de aflição
    Eram quatro condução / Duas pra ir, duas pra voltar / Hoje depois dele pronto
    Olho pra cima e fico tonto / Mas me chega um cidadão
    E me diz desconfiado, tu tá aí admirado /Ou tá querendo roubar?

    Meu domingo tá perdido / Vou pra casa entristecido/ Dá vontade de beber
    E pra aumentar o meu tédio / Eu nem posso olhar pro prédio/ Que eu ajudei a fazer

    Tá vendo aquele colégio moço? /Eu também trabalhei lá
    Lá eu quase me arrebento / Pus a massa fiz cimento
    Ajudei a rebocar / Minha filha inocente /
    Vem pra mim toda contente / Pai vou me matricular

    Mas me diz um cidadão /Criança de pé no chão
    Aqui não pode estudar / Esta dor doeu mais forte
    Por que que eu deixei o norte / Eu me pus a me dizer
    Lá a seca castigava mas o pouco que eu plantava
    Tinha direito a comer

    Tá vendo aquela igreja moço? /Onde o padre diz amém
    Pus o sino e o badalo / Enchi minha mão de calo
    Lá eu trabalhei também / Lá sim valeu a pena
    Tem quermesse, tem novena / E o padre me deixa entrar
    Foi lá que cristo me disse / Rapaz deixe de tolice
    Não se deixe amedrontar

    Fui eu quem criou a terra/ Enchi o rio fiz a serra
    Não deixei nada faltar / Hoje o homem criou asas
    E na maioria das casas / Eu também não posso entrar

    Fui eu quem criou a terra / Enchi o rio fiz a serra
    Não deixei nada faltar

    Hoje o homem criou asas / E na maioria das casas
    Eu também não posso entrar"

    Gilmara: Neguinho,o pedreiro e até Deus!

    Um abração carioca.

    PS : MÚSICA CIDADÃO
    LINK PARA OUVIR; https://www.youtube.com/watch?v=RFtw0_qNl54

    ResponderExcluir